segunda-feira, 25 de agosto de 2025

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

 Por Equipe Gestora


 ATENÇÃO ALUNOS E PAIS/RESPONSÁVEIS

    A Escola Estadual Canuto do Val, por meio da URE – Unidade Regional de Ensino Centro (antiga Diretoria de Ensino da Região Centro) passará a ofertar a Educação Profissional de Nível Médio para os estudantes da 2ª série do ensino médio/2026, como organização do Itinerário de Formação Técnica Profissional.

    As turmas serão formadas a partir do interesse de 30 até 35 alunos para o mesmo curso e que estarão na 2ª série EM/2026 (a escola poderá ter até duas turmas de educação profissional).

    O formato definido será o “em parceria”, ou seja, os alunos frequentarão as aulas do currículo regular aqui na Canuto durante 3 dias na semana e, nos outros 2 dias (integral - manhã e tarde), as aulas serão em uma das Unidades do SENAI mais próxima da nossa escola (na Rua Tagipuru 242 – Barra Funda). Não haverá oferta de transporte (caso o aluno precise) e nem de refeição/lanche/merenda (o aluno poderá levar marmita ou comprar almoço lá mesmo no refeitório SENAI).

    Mas, atenção!!! Esses cursos técnicos ocorrerão se houver alunos interessados para a formação de pelo menos uma turma.

    A escolha de um destes cursos pelos nossos alunos das 1ªs séries do ensino médio/2025 ocorrerá por ocasião da inscrição na SED dos Itinerários Formativos e os pais/responsáveis obrigatoriamente deverão confirmar a escolha. Os cursos que serão ofertados pelo SENAI são: Técnico em Alimentos e Técnico em Desenvolvimento de Sistemas.

    Outros cursos de interesse dos nossos alunos poderão ser escolhidos para serem cursados em outras unidades escolares, desde que haja vagas e/ou que estejam com turmas formadas (esses alunos seriam transferidos para estas escolas): Técnico em Administração; Técnico em Logística; Técnico em Vendas; Técnico em Ciência de Dados; Técnico em Farmácia; Técnico em Enfermagem (com estágio obrigatório).

Gestão Escolar



quinta-feira, 7 de agosto de 2025

ASSEMBLAGE: uma aula de Arte.

 Por equipe gestora

    Após assistirem a vídeos, analisarem imagens e discutirem conceitos relacionados à técnica de assemblage, os alunos dos 7ºs anos foram convidados a trazer objetos diversos e materiais reaproveitáveis de casa. A proposta do professor Ronaldo Gil de Arte foi criar, individualmente e em grupo, uma obra de arte tridimensional, utilizando esses elementos de forma criativa.


    Durante o processo, os alunos exploraram a composição visual, a organização espacial e os significados atribuídos aos objetos escolhidos. Em duplas ou pequenos grupos, os estudantes puderam perceber como diferentes ideias se somam, se transformam e se organizam em uma produção coletiva, refletindo sobre o diálogo e a construção conjunta.


ConteúdoAssemblageArte brasileira - Tridimensionalidade na arte.



    Os alunos, por meio da metodologia ativa utilizada, puderam explorar a criatividade e aprender com a construção dos objetos.