Neste ano de 2022 a proposta das ações do MMR levou em consideração os resultados das avaliações do SARESP/2021, das AAPs do 3º bimestre/2021 e da Avaliação Institucional/2021.
A análise destes resultados evidenciou
indicadores de baixo desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática e,
a partir disso, elaboramos ações com foco nestes dois componentes (LP e Mat.), conforme
abaixo:
- Anos Finais/EF = Matemática / Ação: Implantar um plano de recuperação contínua/intensiva com foco nas habilidades essenciais, com base na individualidade dos alunos.
- Ensino Médio = Língua Portuguesa / Ação: Implantar um plano de recuperação contínua/intensiva para as habilidades estruturantes em defasagem, com foco na individualidade dos alunos.
- Ensino Médio = Matemática / Ação: Intensificar ações mobilizadoras junto aos professores acerca da reflexão sobre importância de novas práticas pedagógicas, com utilização de ferramentas tecnológicas e recursos diversificados em sala de aula.
Assim, durante o ano, as ações acima apresentadas foram sendo trabalhadas e discutidas com os professores nos horários das ATPCs (Atividades de Trabalho Pedagógico Coletivo) – e estes foram propondo e desenvolvendo atividades interventivas com estratégias diferenciadas bem como se apropriando e utilizando metodologias digitais visando o enfrentamento das defasagens dos alunos.
Considerando que a recuperação deve ser
contínua, os resultados mais pontuais destas ações só poderão ser avaliados no
próximo ano a partir dos resultados das AAPs do final do ano e das provas
SARESP (realizadas nos dias 30/11 e 01/12).
É importante destacarmos que todas as
ações e etapas previstas no MMR/2022 foram realizadas, conforme apresentado no
quadro abaixo:
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