quinta-feira, 14 de junho de 2018

Projeto ‘Meu Futuro’

      É no Ensino Médio que os alunos são projetados para um futuro profissional. A escolha da profissão é uma das missões mais difíceis e, ao mesmo tempo, importantes dessa fase da vida desses jovens. Trata-se de um salto de fé que fortalece a virtude e prepara para a vida, para o futuro; reflete em nós mesmos e abre nossos horizontes em relação ao direito à felicidade e à realização. Significa cultivar a crença de que nossa vida vai ter êxito e de que conseguiremos uma existência satisfatória e realizada.
      Para tanto, o projeto Meu Futuro consiste na conquista e no compartilhamento de informações seguras sobre o mundo do trabalho por meio do contato direto com universitários e/ou recém-formados de diversas áreas do mundo acadêmico e profissional. Tais palestras ocorrem mensalmente para os alunos da 3ª. série do Ensino Médio, durante as duas últimas aulas, na sala multimídia da escola, sendo que na primeira etapa da apresentação o palestrante expõe suas considerações acerca da carreira em questão e a segunda etapa é composta por perguntas, dúvidas e possíveis curiosidades do público. Na medida do possível, o Projeto também traz a participação de ex-alunos palestrantes, fazendo com que os estudante assistam e vislumbre a possibilidade de, no futuro, estar também contribuindo para com o projeto.
      Faz parte da formação do aluno essa crença no futuro e o desejo de participar ativamente na sociedade como cidadão global. Sendo assim, promovendo o conhecimento do perfil individual de seus alunos bem como sobre as diversas carreiras do mercado de trabalho, a E.E. Canuto do Val acredita estar contribuindo para o avanço da sociedade como um todo. Afinal, a escolha profissional é uma oportunidade de escrever o 
seu nome na história do seu mundo.
por professora Maria Cristina

Palestra sobre Publicidade e Propaganda com o nosso ex-aluno João Marcos Vilela

Palestra sobre Engenharia e Arquitetura com alunos da Universidade de São Paulo.
Palestra sobre Áudio-visual com o nosso ex-aluno João Dhyx
Palestra sobre Administração com o nosso ex-aluno Lucas Mateus Marasco
Palestra sobre Medicina com aluno da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Palestra sobre Design Gráfico com o nosso ex-aluno Danilo Marcelino


terça-feira, 12 de junho de 2018

Em outros espaços...

      CLUBE DO LIVRO
      Entre as diversas atividades que estão acontecendo na nossa Sala de Leitura, o Clube do Livro merece destaque. Alguns alunos foram convidados pela professora Rita e pelo professor Rodrigo a ler o livro "A Droga da Obediência" de Pedro Bandeira. Leitura realizada, então foi hora de cada um compartilhar suas impressões sobre o livro em uma amigável roda de conversa. Deve-se destacar que o projeto será continuado.


      ACRÓSTICOS
      A Professora Rita aproveitou suas aulas de História com as 1ªs séries A e B para falar um pouco sobre o papel da mulher no Egito Antigo e na Grécia Antiga. A partir dessa discussão, as turmas produziram um acróstico, tipo de poesia na qual as primeiras letras - ora as do meio, ora as do fim - de cada verso formam, em sentido vertical, um ou mais nomes, conceitos etc.Essa atividade busca ressaltar a importância da mulher na atualidade.


      ENCONTRO REGIONAL DE GRÊMIOS ESTUDANTIS
      Como preparação para o Encontro Estadual dos Grêmios Estudantis do Estado de São Paulo, a representante do nosso grêmio, a presidente Karen Dias participou de um encontro regional na Diretoria de Ensino - Centro com o objetivo de discutir as ações planejadas para a sua gestão. A aluna foi votada entre o grupo presente como representante estudantil da Diretoria de Ensino para um encontro futuro, onde terá a oportunidade de fazer uma pergunta para o secretário da Educação.


quinta-feira, 7 de junho de 2018

Momentos de aprendizagem

      APRENDIZAGEM LÚDICA
      A professora Cristiane tem utilizado jogos diversos com o objetivo de desenvolver as habilidades dos alunos em raciocínio lógico, matemático, fair play (jogo limpo e ético), etc. Com as atividades sempre realizadas em grupos, os diversos jogos (como xadrez, dominó matemático, entre outros) foram disponibilizados pela escola, mas os alunos também foram incentivados a trazer os seus próprios jogos de casa. Todos ficaram muito focados e aproveitaram muito bem o tempo, de maneira divertida e com muito aprendizado.





      INTERJEIÇÕES
      A professora Tatiana (Língua Portuguesa) trabalhou a aprendizagem sobre interjeições por meio do uso de desenhos que envolvessem o uso desta classe gramátical. Nas fotos podemos ver os alunos dos 7ºs anos bastante envolvidos na atividade.





      REESCRITA MITOLÓGICA
      No 6º ano B, o professor Rodrigo (História) narrou Os Doze Trabalhos de Hércules, lenda da mitologia grega antiga. Em um segundo momento, os alunos reescreveram o primeiro trabalho enfrentado pelo herói grego, no caso a sua luta contra o leão de Nemeia.

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Além da sala de aula...

      Não só dentro da escola se aprende:

      SAÍDA PELO CENTRO ANTIGO DE SÃO PAULO
      Os professores Gabriel e Marcos levaram os alunos da 2ª série C ao centro antigo de São Paulo, o objetivo era mostrar, in loco, a arquitetura neoclássica/eclética da capital paulista e apontar as diferenças entre o estilo neoclássico e o barroco. Temas tratados nas aulas de Literatura e de Artes puderam ser verificados nos prédios, pinturas e em outras obras da cidade. Além de possibilitar um contato dos alunos com a arte, o passeio cultural promoveu a descoberta e redescoberta do centro antigo.




      TORTA NA CARA
      O professor Heriberto de História desenvolveu, nos 8ºs anos A e B, o projeto Passa ou repassa da História, com torta na cara, nele, os alunos aprenderam e participaram com questões sobre Iluminismo e Independência da América do Norte. A atividade busca promover a aprendizagem de maneira mais lúdica, confira as fotos:



      JOGO DOS PRIVILÉGIOS
      Nas aulas de Filosofia com as 3ª séries do Ensino Médio, o professor Zeca propôs uma atividade prática como ponto de partida para discutir a desigualdade social e a organização social brasileira. Confira:





Merlí

      
      Filosofia e humor na medida certa
por: Fausto Lira
Diretor: Héctor Lozano
Principais autores: Francesc Orella, David Solans, Carlos Cuevas
Ano: 2015


      "Merlí" é uma série catalã criada e escrita por Héctor Lozano. Possui três temporadas, com um total de 40 episódios. No Brasil, a série é encontrada no serviço de streaming Netflix.
      O título da série é uma referência ao protagonista, Merlí Bergeron, um ex-professor divorciado, que desempregado, é despejado de seu apartamento e vai viver com sua mãe, uma atriz decadente. Graças a uma viagem de sua ex-esposa, seu filho adolescente Bruno, com o qual não se dá muito bem, acaba indo morar com eles. Precisando de emprego, Merlí acaba sendo contratado para lecionar aulas de filosofia no Instituto Àngel Guimerà na cidade de Barcelona, local em que seu filho estuda, fazendo com que parte dos conflitos do enredo aconteçam devido à problemas e dificuldades entre os dois personagens.
      Os nomes dos episódios fazem referência direta a filósofos ou movimentos filosóficos que serão temas das aulas de Merlí no respectivo episódio, como Aristóteles, Karl Marx, Judith Butler, entre outros, mas que também fazem conexão direta com o cotidiano e as relações ali desenvolvidas. Aliás, muitos dos temas das aulas do professor surgem justamente da tentativa de problematizar alguma situação enxergada por ele no cotidiano escolar e na vida daqueles jovens.
      Seus alunos, apelidados pelo professor de “Peripatéticos”, inspirado num círculo filosófico que seguia os ensinamentos de Aristóteles, formam um grupo heterogêneo, permitindo a abordagem de diversos temas relevantes à nossa sociedade como, por exemplo, igualdade de gênero, homofobia, depressão, imposição de padrões de beleza, exposição na internet, etc. Mesmo que a trama não se aprofunde dentro destes temas, sendo tratado muitas vezes de maneira genérica, sua abordagem surge justamente como tentativa de sensibilizar os jovens que assistem ao programa, sendo este um dos maiores méritos da série, já que nunca trata o espectador como "burro", tratando todos os assuntos com muita naturalidade dentro da trama, sem parecer muito didático ou expositivo.
      Já que estou falando nos alunos, não posso deixar de falar que todos são bastante carismáticos, assim como o restante do elenco, fazendo com que as suas histórias sejam interessantes de serem acompanhadas, especialmente porque veremos nos personagens muitos dos dilemas que já vivemos ou iremos viver em algum momento de nossa vida. O próprio protagonista é o típico anti-herói que somos condicionados a amar, cheio de virtudes e defeitos (muito mais defeitos), mas com um coração enorme capaz de abraçar todos os problemas ao seu redor.
      O uso da filosofia como pano de fundo para a história da série também é feito de maneira muito eficiente, e não são raras as vezes em que você termina um episódio e fica curioso para saber mais sobre o filosofo citado durante as aulas do professor.
      Apesar de achar que a terceira temporada perde bastante ritmo em relação às duas primeiras, a série, como um todo, é muito eficiente em contar a história do que acontece nos três anos do professor Merlí no Instituto Àngel Guimerà. Então, fica a dica e não deixe de assistir a esta magnifica série!

Retirado da página Um filme Me Disse https://www.facebook.com/umfilmemedisse/


terça-feira, 22 de maio de 2018

Sempre aprendendo!

      Nossos professores e alunos não param! Vamos ver o que tem acontecido em nossa escola?

      PROJETO LIÇÃO DE CASA

      Já é tradição nas aulas de Língua Portuguesa com a professora Tatiana: o Projeto Lição de Casa. Iniciado agora no mês de maio, os alunos dos 6ºs anos A e B e dos 7ºs anos A, B e C, levam toda semana uma tarefa de recuperação de conteúdos a ser realizada em casa, afinal, lugar de estudo não é só na escola. Ao término do ano recebem um prêmio pelo empenho e capricho.



      DOMINÓ DO PRESENT SIMPLE
      O professor Ricardo propôs uma atividade lúdica para suas aulas de Inglês nos 7ºs anos: um jogo de dominó para formar frases no Present Simple. Após o envolvimento dos alunos com a atividade, o professor aproveitou para explicar as regras de conjugação verbal para as frases montadas.





      MEMÓRIAS FAMILIARES
      O professor Heriberto trouxe uma atividade de autoconhecimento para os alunos da sua turma de História, o 6º ano C. Por meio do uso de fontes escritas e não escritas, os alunos puderam trabalhar a sua memoria pessoal e familiar.



terça-feira, 15 de maio de 2018

Escola Estadual Canuto do Val

      Vamos saber um pouco mais sobre a história de nossa escola?

      A Escola Estadual Canuto do Val foi criada em 15 de janeiro de 1925 como Escolas Reunidas de Salta Salta, a partir da incorporação da Escola Masculina e das 1ª e 2ª Escolas Mistas da Casa Verde. Ainda em 1925, recebeu a denominação de Grupo Escolar da Casa Verde e, 4 anos depois, em 1929, passou a funcionar em edifício alugado, na Rua Baronesa de Porto Carreiro.
      Em 1932, recebeu o nome de Grupo Escolar Canuto do Val e, em 1953, passou a funcionar na Rua Solimões, em edifício construído em convênio com a Prefeitura Municipal.
      Em 1963, foi criado o Ginásio Estadual da Luz, que passou a funcionar no mesmo prédio.
      Já nos idos de 1976, o Grupo Escolar Canuto do Val fundiu-se com o Colégio Estadual de 1º Grau “Professor Francisco Roswell Freire”, transferindo-se para o atual endereço e tomando a atual denominação.
      Desde 1998, a escola atende também alunos do Ensino Médio com turmas de 1ª, 2ª e 3ª séries. Atualmente atende alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.

      O nome da escola homenageia Canuto do Val, médico nascido em 09 de setembro de 1862, na cidade belga de Malines. Chegou ao Brasil em 1886, falecendo aos 46 anos em 28 de abril de 1909.

Em sala de aula...

      Há muita coisa boa rolando em nossas aulas! Tudo para que a aprendizagem aconteça de maneira mais efetiva e tenha mais significado para nossos alunos. Vamos ver o que tem acontecido em nossa escola?

      SELEÇÃO NATURAL

      Nas aulas de Ciências, com o professor Fausto, os alunos dos 7ºs anos A e B, por meio de uma atividade prática, puderam entender como funciona a ação da seleção natural, um dos mecanismos fundamentais para entender a evolução dos seres vivos. Abaixo, algumas fotos da atividade realizada pelas turmas:





      LEITURA DE MONTEIRO LOBATO
      Já nas aulas de Língua Portuguesa dos 6º anos A e B, com a professora Tatiana, os alunos puderam escolher um livro de Monteiro Lobato para ter um momento de leitura ao ar livre. A seguir podemos ver os alunos concentradíssimos na leitura:





     CAMPANHA CONTRA A FEBRE AMARELA
      Em suas aulas de Ciências nos 8º anos, a professora Beth propôs aos alunos que fizessem cartazes informativos sobre a febre amarela, doença causada por vírus e que foi assunto nos noticiários nestes últimos meses. Com a participação ativa de toda a turma, tivemos a realização de um belo trabalho. Confira as fotos:






Reinauguração da Sala de Leitura

      Os dias 27/04 e 02/05 marcaram a reinauguração da Sala de Leitura da nossa escola, agora sob o comando da professora Rita.
      Música, teatro e, claro, literatura celebraram as datas que representam um momento único para a comunidade escolar: o acesso ao rico acervo de livros do Canuto do Val.
      A reinauguração contou com a participação de alunos, professores e convidados; todos puderam conhecer a nova sala de leitura acompanhados pela poeticidade dos instrumentos de corda, do teatro de fantoche, da leitura de contos e poesias e, não podemos esquecer, do empenho de toda a equipe envolvida.
      Agora já sabe: habemus biblioteca. 
      Quando quiser viajar por terras longínquas, conhecer personagens intrigantes, viver aventuras e desventuras inacreditáveis, passe lá. Leia um livro!

      "Um país se faz com homens e livros" (Monteiro Lobato)
  

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Um sonho antigo

      Um veículo de comunicação é elemento fundamental a toda instituição, contudo, em nossa escola, há muito que nos faltava um meio que atendesse a algumas demandas básicas da nossa comunidade escolar. Foi pensando nas necessidades de comunicar alunos e professores, funcionários e pais, sobre o que acontece no E.E. Canuto do Val, e também considerando a importância de um espaço no qual os alunos e professores possam publicar suas atividades, que a equipe de comunicação da E.E. Canuto do Val, formada por professores e alunos do grêmio estudantil, oferece a todos o Jornal do Canuto, expediente que busca atender às demandas comunicativas da escola e promover a democracia. Ora, consideramos que o desenvolvimento dos projetos pedagógicos, da missão escolar e, por conseguinte, da democracia dependem da boa comunicação entre todos os envolvidos. A seguir, apresentaremos alguns elementos constituintes do nosso jornal e neles verificar-se-á a importância dessa mídia.
      Em primeiro lugar, é necessário especificar as funções de cada página do jornal. Comecemos pelo Editorial. Este espaço proporciona o diálogo direto entre nossa equipe de comunicação e os leitores, e, por meio dele, comunicaremos a opinião da equipe e da escola acerca de publicações do jornal e de fatos que aconteçam dentro da Canuto do Val.
      Na janela Recados, os leitores poderão se informar sobre eventos futuros que acontecerão no Canuto, tais como, reunião de pais e responsáveis, feriado e ponto facultativo, atividades pedagógicas, festas, gincanas etc.
      Na aba Aconteceu, é possível verificar a cobertura sobre o que ocorreu em nossa escola, por exemplo: eventos, reportagens, entrevistas, competições, reuniões, saídas culturais etc.
      Os alunos e professores poderão publicar suas manifestações artísticas na página Criatividade, pois ela é o espaço para a divulgação e partilha da manifestação artística e cultural dos participantes da comunidade escolar. Aqui também será o lugar de concursos de poesias, desenhos, dentre outros.
      Na página Entretenimento, os leitores poderão conferir coberturas e resenhas feitas por alunos e professores sobre eventos, filmes, shows, eventos esportivos, livros etc. Vale a pena conferir.
      Outras páginas que também completam nosso jornal são Comunidade, Curiosidades e Ex-alunos. Nesta última os leitores poderão se comunicar com nossos ex-alunos - que também fazem parte da nossa comunidade escolar -, será um espaço de troca entre alunos e ex-alunos. Em Comunidade, os leitores serão informados sobre acontecimentos na nossa comunidade, nos bairros que compõem a nossa região; Curiosidades, como o nome já diz, apresenta algumas informações acerca da nossa história e curiosidades sobre temas diversos.
      Assim, esperamos que todos aproveitem o nosso Jornal. Acompanhem, informem-se...